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Busca no Plantamed, com o Google. A importância do sono


Durante as décadas de 70 e 80, acreditava-se que dormir apenas cinco horas por noite era o suficiente para repor as energias além de aproveitar melhor o dia. Até este período, os estudos científicos não comprovavam a importância do sono e principalmente a qualidade do sono.
Hoje, cientistas e médicos revelam com veemência que é durante o sono que o organismo produz os hormônios do crescimento que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. Com o sono insatisfatório, as células não são repostas convenientemente concluindo-se que as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa.

A falta de sono provoca o desequilibro endócrino e metabólico. A pessoa pode engordar e emagrecer muito já que o organismo está desregulado.

O sono deve ser profundo e reparador. Quando dormimos ocorrem milhões de reações, tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração. Renovando-os.

Conseqüências de uma noite mal dormida:
- mau humor no dia seguinte;
- irritação com qualquer coisa;
- baixa capacidade de concentração;
- baixo rendimento no trabalho;
- perda do apetite sexual e
- estresse.

Conheça algumas dicas para uma boa noite de sono:
- não beber água durante o jantar. O ideal é que se hidrate durante o dia, tomando de dois a três litros de água;
- não acordar com o despertador;
- dormir mais cedo. Se fizer isso vai conseguir acordar sem o despertador e sem perder a hora;
- não coma nada pesado à noite, para o seu organismo não precisar fazer o árduo trabalho de digestão na hora em que dorme. Isto porque ele já tem o encargo de reparar os danos do dia;
- depois das 16 horas evite café, chá preto, refrigerante tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas;
- pratique exercícios como correr e caminhar para poder relaxar e dormir;
- ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa;
- para quem não consegue dormir cedo fica a pergunta: como faço para ter sono? É simples, deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força o sono virá com tranqüilidade.

Texto extraído na íntegra do site www.sabinonline.com.br, conforme autorizado pela Gerência de Marketing, por e-mail, em 17/01/2006.