Plantamed

Busca no Plantamed, com o Google. Alerta dos cardiologistas


Os problemas de coração – cientificamente conhecidos como distúrbios cardiovasculares - são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos – o equivalente a uma em cada três mortes.

Só no Brasil, 300.000 pessoas morrem por ano por falta de cuidados com o coração.

A Associação Americana do Coração, formada pelos mais renomados cardiologistas dos Estados Unidos, deram o alerta: “para quem tem mais de 18 anos, a pressão arterial só é considerada normal se estiver abaixo de 12 por 8. Nesse patamar, já está no grupo de risco.”

Para os cardiologistas, quem estiver com pressão em 13 por 9 pode ser considerado hipertenso.

Os médicos reforçam a idéia de que quem estiver no grupo de risco deve controlar o peso, fazer exercícios com regularidade, parar de fumar, diminuir a ingestão de sal, de bebidas alcoólicas e comer mais frutas, legumes e produtos desnatados.

Além de estabelecer novos índices de pressão normal, a Associação Americana do Coração antecipou para 20 anos a idade de início de controle.

Os médicos também mudaram os limites de colesterol no sangue. Pelos padrões anteriores, o tolerável era 240 miligramas por decilitro de sangue. Agora, eles estipularam que as taxas de colesterol total não podem ultrapassar 200.

Os cardiologistas americanos aproveitaram para endurecer na recomendação da prática de exercícios. Segundo eles, para proteger o coração, todos devem fazer pelo menos meia hora por dia de alguma atividade física.

Texto extraído na íntegra do site www.sabinonline.com.br, conforme autorizado pela Gerência de Marketing, por e-mail, em 17/01/2006.