Plantamed

Busca no Plantamed, com o Google. Programa cinco ao dia


Chega ao Brasil um programa alimentar que tem como objetivo estimular o consumo de alimentos como forma de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e tumores.

O “Programa cinco ao dia” tem o apoio do Instituto Nacional do Câncer – INCA. A nutricionista do Instituto, Sueli Couto, afirma que pesquisas comprovam que quem ingere cinco ou mais porções de frutas, legumes ou verduras por dia tem menos chance de desenvolver câncer, problemas cardíacos, envelhecimento precoce e obesidade. Ela acrescenta que quanto maior a variedade dos alimentos e o número de porções, melhor será o efeito protetor. Já o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo, afirma que alguns trabalhos científicos demonstram a queda nos níveis de colesterol em grupos de pessoas que utilizam o Programa.
O segredo do Programa é variar bem os alimentos, diversificar na cor e torná-lo uma rotina.
Ele divide os alimentos em cinco cores: roxo, verde, branco, amarelo/laranja e vermelho.
Os alimentos alaranjados, por exemplo, são ricos em antioxidantes como a vitamina C, betacaroteno e flavonóides, substâncias que contribuem para o sistema imunológico e a saúde visual.
Já as frutas e legumes roxos têm grande quantidade de anticianinas de ótimo efeito anti-envelhecimento.
Os vermelhos tem licopeno, composto formado por ajudar na prevenção de câncer de próstata e de osteoporose.
As verduras apresentam bons índices de fibra e luteína, uma substância que protege os olhos da chamada degeneração macular.

Texto extraído na íntegra do site  www.sabinonline.com.br, conforme autorizado pela Gerência de Marketing, por e-mail, em 17/01/2006.