Plantamed

Busca no Plantamed, com o Google. MULTIPLICADOR DOMÉSTICO DE PLANTAS POR ESTAQUIA


A multiplicação de plantas medicinais, às vezes, se torna complicada por vários fatores, tais como: falta de tempo para regar com a freqüência necessária, ressecamento da estaca, baixo índice de pegamento, contaminação do substrato, etc.

O multiplicador ao lado foi confeccionado em alumínio, mas poderia ser feito em aço inox, chapa galvanizada, etc. Ele possui, 60 cm x 30 cm x 45 cm de altura, sendo que na altura 15 cm é metálico a prova de vazamento. A parte posterior é metálica e os lados, frente e tampa são de acrílico transparente. Foram instalados 4 rodízios para facilitar a movimentação, pois uma vez em uso ficará pesado (em torno de 50 Kg). Possui uma mangueira lateral, transparente, para visualização do nível de água.

ME_frente_tampa.jpg (9554 bytes) ME_rodizios.jpg (10177 bytes) ME_lado_com_tampa.jpg (9904 bytes) ME_frente_sem_tampa.jpg (9461 bytes)
Click na figura para abrí-la.

Para utilizá-lo, deve-se colocar aproximadamente 5 cm de brita média, 7 cm de areia lavada ou outro substrato. Coloca-se água, até 7 cm. Aí é só fincar as estacas na areia e tampar.

Deve-se observar que todo o material e o próprio multiplicador deverão ser higienizados para não contaminarem as estacas.

   A umidade ficará retida no multiplicador não permitindo o ressecamento das estacas e folhas, a luz entrará adequadamente para a fotossíntese, as estacas não sofrerão a ação de ventos, e o enraizamento será ótimo pela facilidade para penetrar na areia e o transplante não as danificarão.