Plantamed

Busca no Plantamed, com o Google. Morus nigra L. - AMOREIRA-NEGRA

Nome científico: Morus nigra L.

Família: Moraceae.

Outros nomes populares: amora, mulberry ou blackberry (inglês), morera (espanhol), mûrier noir (francês), mora (italiano), maulbeerbaum (alemão) e moral (castelhano).

Constituintes químicos: ácido ascórbico, ácidos graxos, ácido málico, aminoácidos, caroteno, flavonóides, frutose, glicose, sais minerais, tanino e triterpenos.

Propriedades medicinais: adstringente suave, antiinflamatória, antioxidante, anti-séptica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, emoliente, expectorante, hipoglicêmica, hipotensora, laxante, refrescante, rejuvenescedora, revigorante.

Indicações: dor de dente, eczema, estômago, inflamação bucal (gengivite, amigdalite, boca, garganta), intestino, tosse, vermes.

Parte utilizada: folhas, frutos e casca.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:
- infusão de 15 g folhas frescas em meio litro de água fervente. Tampar e quando estiver morno coar: diuréticas, ajudam a combater a hipertensão. Beber durante o dia uma xícara de cafezinho por vez: pressão sanguínea alta.
- infusão de 15 g de folhas secas em um litro de água fervente. Depois de morno, filtrar e beber durante o dia: diurético.
- infusão de 10 g de folhas frescas em 100 ml de água: diabetes.
- decocção de 40 g de casca e/ou raiz em meio litro de água, até que fique reduzido reduzida à metade. Depois de morno, filtrar o liquido e usar em bochechos: dores de dente, problemas digestivo. Bebendo uma xícara, 3 a 4 vezes ao dia, serve para expulsar vermes.
- decocção de 20 g de cascas de amoreira em meio litro de água. Filtrar e adoçar. Tomar uma xícara pequena meia hora antes das refeições: inapetência.
- Decocção de 15 g de raiz e casca de amoreira, misturadas, em meio litro de água. Ferver. Quando o líquido ficar morno, filtrar e adoçar com mel. Beber metade pela manhã, em jejum, e o restante à noite, antes de deitar: laxativa.
- suco - espremer as amoras, não totalmente maduras, recolhendo o liquido em uma tigela. Fazer bochechos freqüentes com este suco diluído em pouca água: inflamação na boca.
- xarope. Esmagar amoras e recolher o suco em um recipiente esmaltado, de vidro ou aço inox, Adicionar o dobro de açúcar e colocar em fogo brando. Quando adquirir a consistência de xarope, deixar esfriar e guardar em local fresco e escuro. Uso: diluir duas colherinhas do xarope em um cálice de água morna, empregando-a em gargarejos, para garganta, tosse.
- cataplasma das folhas. Colocar um punhado de folhas fresca, em um recipiente com uma ou duas colheres de água, aquecer até o líquido evaporar. Colocar as folhas sobre uma gaze e aplicá-las mornas. Quando a compressa esfriar, repetir 2 vezes: dermatoses, eczema, erupções cutâneas.
- frutos "in natura" ou com creme de leite ou chantilly, no preparo de compotas, doces cristalizados ou em massa, geléias, licores, sorvetes, tortas, vinhos e xaropes.
- o purê ou suco dos frutos maduros, são usados em cremes para peles sem vitalidade; loções de limpeza e compressas (acnes); em banhos; loções para escurecer cabelos castanhos.

NOTA: tem sido, nos últimos anos, muito usada como repositora hormonal natural, para equilibrar as taxas hormonais, especialmente nos problemas de TPM e menopausa.

Algumas espécies do gênero: Morus.

Foto é encontrada em:
http://www.henriettesherbal.com/pictures/p09/pages/morus-nigra-1.htm
http://www.schmetterling-raupe.de/art/mori.htm.